Formação em Competências de Inovação
As organizações, de forma involuntária, desenvolvem impedimentos internos à inovação, na sua cultura organizacional e nas práticas de gestão. O problema mais comum, invocado por toda a gente, é o tempo. Nos serviços públicos, as pessoas, dirigentes ou não, sentem que a ocupação com o trabalho diário não lhe deixa espaço para experimentarem novos métodos de gestão e novas metodologias de trabalho. Por vezes, quando essa oportunidade se proporciona é entendida como um momento lúdico, uma situação agradável para pensar “fora da caixa”.
Na administração pública, a inovação encontra barreiras intrínsecas à natureza da sua organização e do contexto bastante regulado, que apenas podem ser ultrapassadas com uma abordagem assente em estratégia, planeamento e orientada para a criação de valor.
Para isso, são necessárias competências para gerir a inovação, criar ambientes de trabalho que libertem a imaginação das pessoas, desenhar novos serviços com as pessoas a quem os mesmos se destinam e gerir cada projeto como tal.
PROGRAMAS DE CAPACITAÇÃO
Programa de Desenvolvimento de Competências de Inovação
Programa de Capacitação em Inovação Social