O sítio do INA utiliza cookies para melhorar o seu desempenho e a sua utilização. Os cookies utilizados para as ações essenciais do sítio encontram-se definidas. Consulte a política de privacidade.

Eu aceito cookies.

  • Última actualização: 19 julho 2019

PT | ENG

Notas Biográficas

  José Pinto

Criada em 1973 por José Ferreira Pinto a Procalçado é ainda hoje uma empresa 100% familiar.

O percurso de franco crescimento da empresa confunde-se naturalmente com o caminho e a vida do seu fundador e do filho, o atual CEO José Azevedo Pinto que tem vindo a consolidar a empresa como uma referencia europeia na produção de componentes para calçado, mas também a abrir novas áreas de negócio através da introdução do calçado injetado, e da criação de duas novas marcas: WOCK® e Lemon Jelly®.

Licenciado em 1995 em Gestão de Marketing pela universidade Fernando Pessoa, MBA AEP/ESADE em gestão Empresarial na edição 2002/2003, José Azevedo Pinto inicia a sua carreira na Procalçado em 1994 como assistente comercial, no entanto sempre muito próximo do desenvolvimento do produto, fruto das características do negócio.

Após uma breve passagem na área industrial, no ano 2000 assumiu as funções de direção comercial e marketing da empresa, que só largou para assumir o lugar de CEO em 2010.

Hoje a empresa luta para se impor internacionalmente no mercado do calçado, seja no segmento profissional através da marca WOCK®, seja no segmento de moda com a marca Lemon Jelly®.

Atualmente, o grupo Procalçado produz anualmente 6 milhões de pares de solas e calçado moldado e criou duas spin-off para ajudar à distribuição das novas marcas. Apresenta um volume de negócios anual de Euro 22 milhões, cerca de 60% destinado à exportação direta para mais de 60 países.