PEPAC | Programa de Estágios na Administração Pública Central
O PEPAC, criado através do Decreto-Lei nº 18/2010, de 19 de março, constitui uma aposta na promoção da empregabilidade, valorizando as qualificações e as competências dos jovens licenciados mediante o contacto com as regras, boas práticas e sentido de serviço público.
Os estágios têm uma duração de 12 meses não prorrogáveis, sendo concedido ao estagiário o direito a uma bolsa igual a 1,65 vezes o Indexante dos Apoios Sociais (IAS), acrescida de subsídio diário de refeição no valor equivalente ao fixado para os trabalhadores na Administração Pública.
Ao PEPAC podem concorrer jovens licenciados à procura do primeiro emprego, em situação de desemprego ou com uma situação profissional que entendam como desajustada à sua área de estudo. Os interessados devem consultar a portaria n.º 198/2015 - Diário da República n.º 129/2015, Série I de 2015-07-06, disponível aqui.
O processo de candidatura e todosos procedimentos de recrutamento e seleção foram centralizados numa aplicação informática única gerida pelo INA - Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas.
A 3ª edição (2015) - contou com 1437 estágios.
Consulte a informação completa no site do PEPAC aqui.